segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Petrópolis capital do Estado do Rio de Janeiro



Petrópolis foi a capital do Estado do Rio de Janeiro de 1894 a 1902, período em que a então capital Niterói esteve sob os riscos da Revolta da Armada. A seguir estão duas reportagens da "Gazeta de Petrópolis" tratando da mudança provisória da capital para Petrópolis.






Gazeta de Petrópolis em 24 de janeiro de 1894




Ficou hontem definitivamente resolvida pela assembléa legislativa a mudança provisoria da capital do estado para esta cidade.
Tão rápida ocorreu a discussão, que não tivemos tempo de expender a nossa fraca [franca] opinião sobre o assumpto.
Estimamos, por um lado, que tal facto se tivesse dado, para que jamais se possa dizer que Petropolis pleiteou a honra de ser a séde do governo, solicitando adhesões ou mendigando votos.
Originada a idéa no seio da propria assembléa, mereceu logo o apoio unanime de todos os seus membros, que, comprehendendo perfeitamente a gravidade do momento presente, puzeram patrioticamente de parte naturaes sentimentos de bairrismo, e sem nenhuma pressão ou solicitação, consultando apenas as conveniencias publicas, fizeram a escolha que melhor lhes pareceu.
Aceita como está, pela propria constituição, a necessidade de transferir a capital de Nitheroy para outro ponto e provado, como ficou, pelos acontecimentos recentes, o grande perigo de estabelecer-se a séde do governo em uma cidade maritima, ao lado de uma grande capital, convinha escolher um local que, reunindo certas condições, de segurança, hygiene, bem estar e beleza, oferecesse, ao mesmo tempo, as vantagens de ser um ponto central do Estado e de não demandar grandes sacrifícios pecuniarios para poder servir aos fins.
Que outra localidade pode disputar á Petropolis esse conjuncto de predicados?
Nenhuma, seguramente.
A deliberação da assembléa foi, pois, um acto bem pensado e sua benefica influencia sobre os destinos da patria fluminense cedo se fará sentir com a maior segurança de sua autonomia, condição indispensavel para a verdade do regimem federativo que adoptámos.






um mês depois...



Petrópolis-capital : Gazeta de Petrópolis em 24 de fevereiro de 1894
Conforme já annunciámos, verificou-se no dia 20 do corrente, na secretaria do Interior, a intallação do governo do Estado nesta cidade. A cerimonia foi simples e desacompanhada dos festejos usuaes em taes ocasiões. Os tristes successos, que neste momento trazem enlutada a alma nacional, impediram que a cidade de vestisse de galas e désse demonstrações de regosijo de que se acha possuida por ter recebido a grande distincção de ser declarada oficialmente a capital do Estado.(...)
O estabelecimento de numerosas fabricas, facilitado pela existencia de grandes forças hydraulicas naturaes, uma forte corrende immigrantista, creada pelo funcionamento dessas oficinas de trabalho, a mudança de residencia para esta cidade de numerosas familias, attrahidas pela amenidade e salubridade do clima, pelo conforto e bem estar que aqui se encontra e pela beleza do local, já fizeram avultar tanto a população-fixa, creando uma vida propria á cidade, que esta já perdeu, ha muito tempo, as qualidades de uma pequena estação climática, um simples Luftkurost, na phase allemã.
E esse desenvolvimento não tendo a parar.
Petrópolis está fatalmente destinada pela natureza a ser um grande centro industrial e o mais importante refugio dos municípios insalubres que o cercam.






Por meio desta segunda reportagem, há uma relação interessante entre o crescimento industrial de Petrópolis (iniciado a partir de 1873) e sua escolha como capital do Estado do Rio de Janeiro. O crescimento demográfico e econômico de Petrópolis naquele tempo fazia com que sua imagem como cidade industrial ficasse sobreposta à imagem idílica de colônia alemã na serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário