quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fundação da Casa de Santos Dumont

JORNAL DE PETRÓPOLIS. 18 DE MARÇO DE 1943Em Petrópolis, numa encantadora casinha de sua propriedade, sita á Rua Riachuelo, Alberto Santos Dumont, nosso genial patrício, de cuja obra todo o mundo se orgulha, viveu durante longo tempo e realizou grande parte dos estudos que o deveriam levar á glória do domínio do ar. Essa bucólica residência foi, pelo genial brasileiro, doada á Municipalidade e, de acordo com o desejo do doador, deveria ser néla instalada uma escola primária. Entretanto, como pela pequenez, a " Encantada"não se presta á instalação de um estabelecimento de ensino, resolveu o governo da Municipalidade adquirir um predio que faz fundo com o ninho da águia - como classificou Vicente Amorim a casinha de Santos Dumont - e nesse imóvel adquirido instalou a Escola Municipal a qual foi dado o nome de nosso imortal patricio. Quanto á "Encantada", nela será instalada a "Casa de Santos Dumont", pequeno museu de lembranças do genial brasileiro. Essa instalação se dará hoje, ás 10 horas, com a presença de altas autoridades, entre as quais os srs Dr Salgado Filho, ministro da Aéronautica, comandante Amaral Peixoto, interventor federal do Estado do Rio de Janeiro, Dr Marcio Alves, prefeito de Petrópolis e sr. Mário Chaves, secretário da Prefeitura, que instalarão, oficialmente esse arquivo de cousas e memórias da vida e da obra de Santos Dumont.
Usará a palavra, pela Associação dos Artistas Brasileiros, o dr. Raul Pedrosa, pelo PEN Clube o dr. Levi Carneiro, pela cidade o prefeito Marcio Alves e encerrando a cerimônia o ministro Salgado Filho.
A banda de música do 1° B. C., cedida pelo Cel Lamartine Paes Leme, abrilhantará a solenidade devendo executar o hino nacional por ocasião do hasteamento da bandeira pelo ministro Salgado Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário